Sôbolos rios que vão por Babilónia… (Camões: Redondilhas de Babel e de Sião)

RUMO AO PAÍS DE SIÃO


Achava tão triste àquelas tardes

Em que da minha casa ouvia

A cantilena monótona

Da Ave Maria

Os pássaros passavam em revoada

(Constantes, cantantes revoadas)

Como que em alegre procissão

Enquanto na modesta igrejinha

Prostravam-se as senhorias em confissões

Fundi-me a essas tardes melancólicas

Que impregnaram-me a alma

Com a essência dessa tristeza infinita

Onde, agora, nem o mais doce e puro vinho

Pode alegrar-me a tempo

As cores rapidamente esmaecem

Assim como meus dias

Quisera ainda saber do amor…

Mas, perdi o rumo, o coração

Ao regar com lágrimas de aflição

As rosas secas, desfolhadas

Que crescem ao longo da ignorada, impossível estrada

Que conduz ao país de Sião

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

