Em nome de Deus…

Isa ou Isa ibn Maryam (“Jesus, filho de Maria”)

TENDA ÁRABE

CRISTIANISMO E ISLAMISMO

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

“Dize: Cremos em Deus, no que foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às(doze) tribos, e no que, de seu Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e aos profetas; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos, para Ele, muçulmanos.”

(Al-Qur´an Sagrado, 3ª Surata, versículo 84)
Origens do Islamismo e cristianismo

Juntamente com o Judaísmo, eles remontam ao Profeta e Patriarca Abraão. Se três profetas são descendentes diretos de seus filhos – Mohammad descende do primogênito, Ismael, Moisés e Jesus descendem de Isaac.
Abraão estabeleceu as bases do que chamamos hoje a cidade de Meca, e construiu a Caaba, em direção da qual todos os muçulmanos se voltam quando oram.

O papel de Jesus para a religião muçulmana:

“Jesus é considerado um grande profeta pelo islã, o profeta da interioridade, da santidade. Seu nome é Seydna Issa, ou Senhor Jesus. Ele é um dos principais profetas do Islã, ao lado de Mohammad , Moisés (o profeta dos judeus), Abrãao e Noé. Ele é o profeta da ‘interioridade’ porque, entre outras coisas, disse: ‘O meu reino não é deste mundo’. A mensagem de Jesus é uma mensagem claramente espiritual, ao contrário de outros profetas, como Moisés ou Mohammad que também trataram de coisas econômicas, sociais, legais etc. É curioso que há místicos do Islam, como Ibn Arabi (medieval) que escreveram bastante sobre Jesus e dizem ter tido até ‘êxtases’ e ‘iluminações’ através dele. Não é, contudo, visto como verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, como diz a teologia cristã”.

O papel da Virgem Maria para o Islamismo:

Ela tem um papel importante também, a Virgem Maria é considerava a mulher mais perfeita, o exemplo perfeito do papel da mulher. O islamismo aceita que engravidou virgem e que Jesus foi concebido por intercessão divina.

Mateus Soares de Azevedo, autor de “Mística Islâmica” (ed. Vozes)
Página Revisada por: Sheik Salah Sleiman

http://www.tendarabe.hpg.ig.com.br/religiao/cristianismo.htm

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: